Quem nunca ouviu que casar é caro? Acho que ninguém, certo?
Mas após um mês de rodada de pesquisa e orçamentos você descobre que é RIDICULAMENTE caro e a culpa é sua! Sua sim, minha, da sociedade e costume brasileiro.
Como assim? Tá louca?
Já escutei histórias impressionantes de pessoas contraindo dívidas, vendendo imóveis, morando com parentes, e fazendo outros sacrifícios para ter o casamento dos sonhos. E,assim, esquecem da grande diferença que existe entre casamento e festa de casamento.
1) casamento: matrimônio, união em contrato ou não de duas pessoas que se dispõem a dividir uma vida, etc
2) festa de casamento: algumas horas de confraternização com amigos e familiares.
Então é bom ao casar ter esses dois conceitos bem definidos, pois muitas vezes para fazer a festa dos sonhos você sacrifica ou desgasta seu casamento. Quando aquelas horas de festa terminam boletos chegarão e a falta de organização financeira pode dar muita dor de cabeça na vida dos dois.
Aí entra nossa culpa nos preços dos produtos de casamento. Os fornecedores sabem e agradecem por existir todo esse contexto, pois se você não está disposto a pagar 15/30 mil em decoração (exemplo) vão ter dezenas de casais esperando pra pagar esse valor porque a noiva, ou o pai do noivo só será completamente feliz tendo uma decoradora grifada em sua festa.
E por aí vai, o mesmo serve para o chocolate, buffet, banda, convite...é um mundo sem limites. Todos os orçamentos contém extras que você tende a pensar que precisa. Não faça do casamento a festa de debutante cheia de melindres que você nunca teve, mulher!
Levando pra minha escolha, eu optei por uma cerimônia pequena e simples de dia que não comprometesse minha lua de mel.
Então para quem tem recursos finitos ou não tem quem banque por sua festa:
Priorize os fornecedores que você sonhou, ou acha essencial, tipo: a banda X cantando, um milhão de chocolates.. entre outros. Você economiza aqui pra gastar um pouco mais ali.
Dica: mantenha uma planilha com seus orçamentos, e metas de gastos em cada quesito do casório.
No meu caso as coisas que não abro mão: meu casamento ao ar livre sem igreja, lua de mel ótima, Flora (minha filha que se parece um Yorkshire) no casamento, coxinhas pro André e só! haha
Próximo post vou colocar aqui o passo a passo, porque sei bem que depois de ficar noiva você não sabe por começar e fica pirando entre imagens e imagens de inspiração e não sai do lugar.
XOXO
Nenhum comentário:
Postar um comentário